22 de junho de 2012

Microsoft revela Windows Phone 8 e 7.8

A Microsoft apresentou a nova versão do Windows Phone - o Windows Phone 8 - que traz mais personalização, mais funções e uma nova interface! Ainda apresentou o Windows Phone 7.8, a versão que será disponibilizada aos atuais dispositivos com Windows Phone.


Tem um Windows Phone? Então tenho uma má notícia para si: o Windows Phone 8 não chegará até aos atuais terminais com Windows Phone 7.5, no entanto, a Microsoft acalmou os ânimos dizendo que haverá uma atualização (Windows Phone 7.8) que afetará os equipamentos já existentes e que trará as principais funcionalidades suportadas pelo hardware.

Falando agora do Windows Phone 8, esta nova plataforma suporta mais variedade de hardware como processadores multi-core, várias resoluções de ecrã (HD, WVGA e WXGA - 1280×768), NFC e ainda a possibilidade de expandir a memória interna com um cartão microSD - algo há muito esperado pelos utilizadores deste sistema. 


A nível de alterações de software, a maior alteração visível à primeira vista é a reestruturação do ecrã inicial. Agora há 3 tamanhos de tiles: padrão, pequeno e grande. Assim cada app pode ter o tamanho conforme a utilização tornando o equipamento muito mais próprio. 

Também o Internet Explorer melhorará com o dobro do suporte para HTML 5. Outra função "nova" são os Mapas. Derivado da parceria com a Nokia, os Mapas serão os da Nokia (assim como a aplicação Conduzir e Transportes) - pormenores ainda não foram dados.


O Windows Phone 8 também terá melhor integração com outras aplicações (Skype e outros serviços a funcionar totalmente integrados com o Telefone) e terá um "Siri" que passou discreto pois ainda está em desenvolvimento. O Speech - assistente de voz da Microsoft - está muito mais avançado que o Siri pois consegue interagir com as aplicações e não apenas abri-las. Ou seja, pode abrir a aplicação 'Audible' (exemplo dado na apresentação) e navegar na aplicação por voz!
Ainda haverá um novo hub, o Wallet (semelhante ao Google Wallet e ao Passbook da Apple) que juntará todos os seus bilhetes, cartões, descontos, vales e outros elementos relacionados.

Assim, a Microsoft está a apostar bem forte no sistema operativo móvel. O Windows Phone sempre foi um sistema operativo muito rápido e vai continuar assim com esta nova interface e com as novas funcionalidades. É pena que os atuais Mango não possam ser atualizados mas a versão 7.8 deve-os contentar. Espera-se este sistema em outubro pelas marcas Nokia, HTC, Huawei e Samsung.

Veja aqui a apresentação na íntegra:


O meu conselho é: se quer um Windows Phone espere até outubro para estas funções incríveis e todas as 100 000 aplicações já disponíveis no MarketPlace.


O que acha do WP8? Qual o futuro deste SO? Vai vencer sobre Android e iOS?


1 opiniões:

Anónimo disse...

Sem dúvida que está cada vez melhor. Se vai vencer o iOS e o Android não sei, mas seguramente que vai ser um concurrente de peso.

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!