21 de dezembro de 2012

iMelhor que o iPhone 5 - 2º duelo

O segundo duelo de iMelhor que o iPhone 5 é com o novo modelo da Nokia (que chega a Portugal apenas em 2013): o Lumia 920! Este telemóvel foi lançado com a esperança que Nokia volte ao topo no mercado das telecomunicações e, por isso, conta com várias tecnologias e funções...mas será melhor que o iPhone 5?


O Nokia Lumia 920 tem um ecrã PureMotion HD + que consegue fazer com que os píxeis no ecrã se movam mais rapidamente e que permite que usemos o ecrã com qualquer objeto (luvas, canetas...); o iPhone 5 tem o famoso Ecrã Retina que traz qualidade quando o ecrã reproduz texto, essencialmente. No entanto, o Lumia tem mais densidade de píxeis e uma resolução que suporta a reprodução de conteúdos em HD (720p) - o que faz com que o Lumia tenha um melhor ecrã, tecnicamente falando.


No que concerne ao hardware, ambos têm fantásticos 'corpos'. O iPhone tem uma qualidade excelente e é fino e leve. Porém, apesar de o Lumia ser mais pesado e mais volumoso, também é excelente pela qualidade superior dos materiais utilizados e dos pequenos aditivos (como o carregamento sem fios). O Lumia ainda tem 4G que funcionará em Portugal, ao contrário do iPhone 5.

Agora falta comparar os dois sistemas operativos: o Windows Phone e o iOS. Como disse no ano passado, gosto mais do Windows Phone pela mesma razão que gosto mais do Android: o iOS parece parado no tempo por ter poucas atualizações no seu aspeto. No entanto, pode ser essa característica que lhe dê a estabilidade que muitos adoram. O Windows Phone encaixa na perfeição entre o Android e o iOS. Ou seja, tem mais personalização que o iOS e mais estabilidade que o Android. A versão 8 deste sistema trouxe ainda mais funções como o suporte para mais tipos de hardware, mais tamanhos para os mosaicos dinâmicos e maior integração das aplicações no sistema operativo.

"Nokia Lumia 920 com carregamento sem fios"
Com um ecrã PureMotion HD +, câmara PureView com lentes Carl Zeiss e aplicações exclusivas e inovadoras, o Nokia Lumia 920 foi pensado ao detalhe...tal como o iPhone. Aliás, considero-os bastante semelhantes por trazerem funcionalidades únicas e pioneiras. No entanto, a câmara do Nokia não se comporta tão bem em situações de muita luz e tira fotografias desfocadas e pouco nítidas.

Concluo que o resultado deste duelo é um empate. Apesar de eu considerar o Lumia 920 melhor que o iPhone nalguns aspetos, tenho de admitir que o iPhone consegue bater o Lumia noutros. Se fosse para mim, compraria o Lumia porque bate o iPhone nos aspetos que me importam mais: tem funções novas, exclusivas e refrescantes.

Nota: Não foram referidos aspetos como a memória RAM e o processador dos equipamentos por considerar ambos bastante fluídos e rápidos. Desta maneira, não é necessário comparar estas características por dependerem conforme o hardware e software de cada dispositivo.


Consulte aqui o calendário de duelos!
Concorda com a minha opinião? Deixe a sua nos comentários abaixo.

Não perca amanhã o terceiro duelo com o telemóvel do James Bond: o Sony Xperia T!

1 opiniões:

Nuno disse...

Acho que u Lumia920 é melhor. A Apple já não está ao nível da Apple de Steve Jobs. Falta inovação e rigor (caso dos mapas que foram um grande fiasco em todo o mundo). Com WP, o tlm é mais compatível com o mundo dos PC's.

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!