20 de dezembro de 2012

iMelhor que o iPhone 5 - 1º duelo | ESTREIA

E chegou o dia do primeiro duelo do iMelhor que o iPhone 5. Esta é a segunda edição da rubrica natalícia do Opinião Mobile que acompanhará o blog desde hoje até à véspera de Natal. Esta rubrica compara vários smartphones com o iPhone, neste caso o iPhone 5, para avaliar a ideia que afirma que o iPhone 5 é o melhor smartphone. Estará essa ideia correta?



O duelo que estreia esta edição é um duelo duplo (o único duelo duplo deste ano) que conta com a presença das duas grandes estrelas da Samsung deste ano: o Galaxy S III e o Galaxy Note II. Ambos os equipamentos vieram no seguimento de uma gama (a 'Galaxy' e a 'Note', respetivamente) por essa gama ser extremamente bem-sucedida. Os dois dispositivos são muito semelhantes entre si, porém o Galaxy S III é o mais idêntico ao iPhone 5. Assim, vou-me focar mais no Galaxy S III.

Comparação da exibição de texto no iPhone 5 e no Galaxy S III, respetivamente.
Fonte: Stuff

O Galaxy S III é um telemóvel fantástico. Já tive o prazer de brincar com ele nas lojas portuguesas e é espetacular. "Inspirado na Natureza", este telemóvel tem um ecrã que sobressai pela sua excelência que não deixa ninguém indiferente. O ecrã do iPhone 5 é igualmente sublime. Em termos técnicos, apesar de ser mais pequeno (4 polegadas), o ecrã do iPhone 5 tem mais densidade de píxeis o que o torna mais nítido. Todavia, o Galaxy S III possui um ecrã de grandes dimensões (4,8 polegadas) e com a tecnologia AMOLED que garante brilho às imagens que reproduz.

Em termos de construção, o design do iPhone mudou e, consequentemente, a sua qualidade de construção. É muito bem construído - feito em alumínio - com todos os detalhes pensados, mais leve e mais fino que o Galaxy S III (que é construído em plástico). Um aspeto do hardware do Galaxy S III que devo apresentar é que este tem a opção de expansão de memória através de um cartão microSD - algo que dá sempre jeito!


Quanto ao sistema operativo e à interface somos presenteados com o iOS e pelo Android com TouchWiz. O iOS é estável, simples e fácil de utilizar mas pouco dinâmico. Ou seja, manteve a sua interface desde a sua criação - não se vêem widgets ou mosaicos dinâmicos, apenas os estáticos e comuns ícones. Por outro lado, o Android é um sistema "vivo" com constantes atualizações e diferentes interfaces. Neste caso, estamos perante o TouchWiz que é uma das melhores interfaces do Android, na minha opinião, por ter pequenos detalhes como os sons da Natureza e as funcionalidades exclusivas (que podem ter pouca utilidade mas que são sempre bem-vindas) como, por exemplo, a função 'Smart Stay' e a 'Direct Call'.

Em relação ao Galaxy Note II: tudo se mantém, à exceção do tamanho do ecrã que passa para 5,5 polegadas e, por isso, a densidade de píxeis baixa ainda mais.

Assim, concluo que o Samsung Galaxy S III é melhor que o iPhone 5 pela qualidade do ecrã, sistema operativo e funcionalidades. O Galaxy S III ainda tem NFC e bateria de maior duração. Relativamente ao Galaxy Note II, considero-o pior que o iPhone 5 pelas suas elevadas dimensões que podem não ser as mais confortáveis (e diminuem a nitidez do ecrã HD).

Deixo-vos com uma publicidade (em inglês) que a Samsung promoveu nos Estados Unidos da América que, de alguma maneira, resume a minha opinião:


Nota: Não foram referidos aspetos como a memória RAM e o processador dos equipamentos por considerar ambos bastante fluídos e rápidos. Desta maneira, não é necessário comparar estas características por dependerem conforme o hardware e software de cada dispositivo.

Concorda com a minha opinião? Deixe a sua nos comentários abaixo. 


Não perca amanhã o duelo entre o iPhone 5 e o Nokia Lumia 920 (que representa o Windows Phone nesta rubrica)!

1 opiniões:

Nuno Lopes disse...

Pessoalmente acho que a largura di iPhone é mais adequada à manipulação com apenas uma mão e assim valorizo mais o iPhone no que concerne ao ecrã. Sendo a construção do iPhone melhor e como não valorizo especialmente a personalização do software (prefiro a estabilidade), escolho o iPone como a melhor opção.

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!