5 de setembro de 2012

Nokia apresenta novos Lumia: 920 e 820

Nokia Lumia 920
A Nokia acabou mesmo agora o seu evento em Nova Iorque onde apresentou, juntamente com a Microsoft, dois novos dispositivos da gama Lumia: o 920 e o 820! Estes telemóveis, embora tenham sido expostos antes do tempo, trazem muitas novidades e inovação.



O novo Nokia Lumia 920 vem confirmar o desejo dos consumidores desde fevereiro: um Windows Phone com tecnologia PureView. A tecnologia PureView foi bastante destacada durante o evento pois traz algumas novidades... A câmara de 8,7MP do Lumia 920 (com lentes Carl Zeiss e flash LED duplo) consegue tirar fotos sem distorção alguma! Mesmo com movimento a câmara tirará fotos focadas como se vê no seguinte vídeo:


Foram também referidas algumas aplicações como a City Lens e outras aplicações que permitem a criação de fotografias animadas (estilo do Cinemagram) e tirar fotografias a uma pessoa eliminando detalhes em movimento (pessoas que passaram no fundo ou mesmo à frente do objeto). A câmara frontal é de, aproximadamente 1,3MP (1280x960 píxeis).

O ecrã de 4,5 polegadas (com resolução de 1280x768 píxeis) com a nova tecnologia PureMotion HD+ foi também uma novidade apresentada pela Nokia. Traz maior luminosidade, cores mais vibrantes, o 2,5D (quase 3-dimensões) por ser curvo e mais sensibilidade (pode-se, inclusive, manusear o telemóvel com luvas!). Também é Corning Gorilla Glass e consegue, automaticamente, ajustar a luminosidade e os tons das cores para que possa usar o Lumia 920 mesmo num dia de sol. A Nokia até apelidou o ecrã como "o melhor ecrã tátil do mundo"!



O Nokia Lumia 920 estará disponível em vermelho, amarelo, cinzento, preto e branco; traz uma bateria de 2000mAh e uma espessura de 10,7mm. O seu processador é um Qualcomm Snapdragon S4 dual-core a 1,5GHz que, segundo a Nokia, poupa bateria por não ser quad-core e foi feito para trabalhar em dispositivos móveis. A sua memória interna é de 32GB com 7GB no serviço cloud da Microsoft e a memória RAM é de 1GB, a nível de conetividade traz Wi-Fi, Bluetooth, 3G, 4G e NFC.



O segundo dispositivo apresentado pela Nokia foi o Lumia 820. Este telemóvel pouco difere do anteriormente referido... Se formos a comparar o Lumia 820 está para o 920 assim como o 710 está para o 800.

O Lumia 820 traz um ecrã de 4,3 polegadas com uma resolução de apenas 800x480 píxeis. As suas câmaras também são ligeiramente piores pois são de 8MP (traseira) e 0,3MP (dianteira). Na memória interna também houve um corte - são apenas 8GB (mas com direito aos 7GB no SkyDrive), - e na bateria - que passou a 1650mAh.



A Nokia quer também que o telemóvel descanse quando o seu utilizador o faz e, por isso, implementou nestes dispositivos a tecnologia de Carregamento Sem Fios (Wireless Charging). O Lumia 920 virá pronto para esta tecnologia mas para poder usufruir deste tipo de carregamento no Lumia 820 terá de comprar uma capa específica (já que a capa é removível neste dispositivo). Esta nova função fez com que a Nokia criasse algumas parcerias e apresentasse novos acessórios:

  • Nokia Wireless Charging Plate - esta plataforma permite que carregue o seu Nokia mal o coloque  em cima. Basta ligar o acessório à eletricidade que ele mal sinta o Nokia, entrará em funcionamento.

  • Nokia Wireless Charging Pillow - em parceria com a empresa Fatboy, a Nokia apresentou uma espécie de almofada para que carregue o seu equipamento enquanto se "carrega" a si!

  • Nokia Wireless Charging Stand - é perfeito para quando quer usar o telemóvel enquanto este carrega. Coloca-o nesta plataforma que o mantém virado para si...até pode servir para despertador!

  • Nokia Wireless Charging Shell (exclusivo para o 820) - torna o Lumia 820 capaz de usufruir dos outros acessórios.

  • JBL PowerUp Wireless Charging Speaker - uma coluna desenvolvida em parceria com a JBL que se conecta ao telefone via NFC. Pode também carregar o telefone nesta coluna se o pousar em cima dela!


Desta maneira, a Nokia seguiu os rumores e produziu excelentes produtos. Como foi dito no evento, a Nokia está a ajudar imenso no crescimento do Windows Phone e vice-versa. A empresa finlandesa está a esforçar-se pelo destaque e por voltar às luzes da ribalta com equipamentos com um design fantástico, aplicações exclusivas, e muitas (muitas!) funcionalidades. Quando cheguei ao fim de um evento de 1 hora e meia com tantas novidades até me esqueci que há outro dentro de poucas horas e dia 12 ainda outro!

E foi assim que a Nokia surpreendeu e encantou em Nova Iorque. Preços e datas serão anunciados futuramente!

Fonte
Fonte
Fonte
Fonte
Fonte

O que achou deste evento? A Nokia está-se a sair bem? Ainda se lembra que vai ser anunciado um iPhone novo?


3 opiniões:

Nuno disse...

Será desta que a Nokia "arrebita"? A camâra é de facto espetacular.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Olá @Anónimo! Em primeiro lugar gostaria de lhe pedir que moderasse o seu discurso quando expressasse a sua opinião aqui no blog (por essa razão, o seu comentário vai ser eliminado, mas aqui fica a resposta). Penso que o que viu foi que o produto já se encontra nalguns sites da Nokia estrangeiros e ainda não se encontra no site da Nokia Portugal mas acho que deve estar a chegar... Obrigado!

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!