28 de junho de 2012

Google apresenta Android Jelly Bean | Google I/O


A Google apresentou ontem, durante o primeiro dia do Google I/O a nova versão de um dos sistemas operativos móveis do momento. O Android ganha assim a versão 4.1, aka Jelly Bean, que traz mais facilidade de utilização, mais funções e um melhoramento geral na fluidez da interface.


A apresentação começou com estatísticas: já foram ativados 400 milhões de dispositivos Android desde o lançamento; a cada dia que passa são ativados um milhão de equipamentos; já há 600 mil aplicações no Google Play - há também 1,5 mil milhões de downloads por mês (sendo que o total é de 20 mil milhões de downloads, desde o lançamento).


A nova versão do Android vem com um melhor teclado que prevê as palavras que vamos escrever (bem ao estilo do que a Blackberry fez...) e com "Offline Voice Typing", ou seja, o smartphone reconhece a voz sem ser necessário ligações de dados.


As empresas estão, cada vez mais, a apostar na experiência do utilizador e não no número de funções ou no hardware. Por isso, a Google criou o 'Project Butter'! Este projeto apela à fluidez e ajuda os developers a encontrarem o que faz com que a aplicação não seja fluída.

As notificações foram bastante melhoradas. Agora estão "vivas"! É possível ler as últimas notícias do Pulse expandindo a notificação da aplicação com pinch-to-zoom, ler e-mails e responder a chamadas diretamente do menu das notificações. Ou seja, a diferença entre a versão 4.0 e a versão 4.1, a nível de notificações, é notória!

A Google ainda apresentou melhorias na pesquisa por voz que tornam este serviço muito mais fácil de utilizar. Agora, quando perguntamos algo ao "Voice Search", para além dos tradicionais resultados de pesquisa, ele dar-nos-á uma resposta simples à pergunta (parecido com Siri e S Voice). E o melhor é que o Google sabe (quase) tudo, ou seja, podemos perguntar qual a altura da Torre Eiffel ou qual o presidente da China que ele, certamente, nos responderá.

Outra mudança no Jelly Bean foi ao nível da câmara. Esta aplicação sofreu algumas alterações: deslizes de dedo para aceder às fotografias mais recentes ou para eliminá-las (quando efetuado para cima) e outros melhoramentos a nível de interface.

No final a Google apresentou a maior novidade do Jelly Bean - o Google Now. Este Google Now sabe tudo sobre nós (guarda históricos de pesquisa, localização, calendário...) e aconselha-nos a fazer o melhor. O Google Now sabe as nossas rotinas e os nossos hábitos! Por exemplo, poderá indicar se o nosso voo está atrasado, quanto tempo demoramos até ao aeroporto e o que podemos fazer até lá. Se estamos numa cidade desconhecida, ele sabe disso e leva-nos aos melhores restaurantes e atrações! Tudo isto numa interface com cartas que podemos facilmente descartar - muito bem Google! Um mundo de possibilidades abre-se com este Google Now que torna o smartphone muito mais interativo! Veja o vídeo seguinte para perceber melhor:


Assim acabou a apresentação com todo o público maravilhado! O Android 4.1 Jelly Bean chega a meio de julho ao Galaxy Nexus, Nexus S e Motorola Xoom. Os outros dispositivos vão ter de aguardar pelas respetivas marcas...

O que acha deste novo Android? Esperava alguma coisa que não viu realizada?


0 opiniões:

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!