3 de março de 2012

Entrevista a Gonçalo Morais | Exclusivo


O Opinião Mobile entrevistou o apresentador do Espaço das Novidades PlayStation do Curto Circuito, Gonçalo Morais! Uma entrevista exclusiva onde Gonçalo fala do seu futuro e da tecnologia que usa!



Seja bem-vindo ao Opinião Mobile, Gonçalo! Vamos iniciar a entrevista dividida em dois temas: a sua carreira e a tecnologia que usa. 

1) O Gonçalo Morais, para além de ser apresentador do "Espaço PlayStation" no Curto Circuito, o que faz? Sou ator - faço teatro na companhia "Casa dos Afectos" e num grupo de teatro amador, em Alhandra (minha terra natal), chamado Grupo de Teatro Esteiros. Ainda toco clarinete (e percussão) na banda filarmónica da Sociedade Euterpe Alhandrense há 16 anos. Para além disso tenho feito alguns trabalhos de duplo com a equipa MadStunts do David Chan para a novela Rosa Fogo e para uma produção francesa - l'Odyssée ­- que é sobre a Odisseia de Homero. Mas no geral é o CC e a companhia Casa dos Afectos que me ocupam o tempo. 


2) Qual foi o seu percurso até onde se encontra neste momento?
Fui até ao 12º ano e entrei na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa onde tirei a licenciatura em Cardiopneumologia (relacionado com testes de diagnóstico na área da cardiologia e da pneumologia, ou seja, algo que não tem nada a ver com o que eu acabei de dizer!). Quando acabei o curso, ao deparar-me com o desemprego fui forçado a optar por outra coisa: como já andava na banda há muito tempo, dei aulas de música nas atividades de enriquecimento curricular do ensino básico e fiz alguns trabalhos como DJ. Em 2008, fiz o casting para o Curto Circuito e comecei a trabalhar na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, onde fazia as provas de avaliação da condição física aos utentes seniores das piscinas e no ano passado terminou o contrato e fiquei a trabalhar só na companhia de teatro Casa dos Afectos e no Curto Circuito. 


3) Por trás do que passa nos nossos televisores há uma vasta equipa que trabalha consigo. Sempre se deu bem com estes profissionais?
Maravilha! No Curto Circuito há aquela relação de abertura entre quem está atrás das câmaras e quem está à frente e isso nota-se. Toda a gente na equipa que faz o Curto Circuito é absolutamente excecional. Se não fossem eles, por trás das câmaras, haviam muitas situações que não aconteciam, tal como os melhores momentos que eu passei lá… todas envolveram o pessoal atrás das câmaras. Mesmo quando eu não estou no ar, aquilo é um grupo de amigos! 

E no teatro?
O teatro é o teatro! Mundo à parte! Isto é a paródia: nós estamos todos nus no mesmo sítio portanto é sempre diversão garantida! Os espetáculos para escolas, como os que fazemos na companhia Casa dos Afectos, por exemplo, ainda nos deixam meter umas piadas e é sempre giro trabalhar para público mais jovem. 


4) Quanto ao seu futuro o que gostaria de vir a realizar?
O que eu gostava era de enveredar definitivamente e decididamente na representação como ator. Teatro já vou conseguindo entrar, mas na televisão ainda não tive oportunidade. É muito difícil entrar num mercado cheio de vícios, cunhas e o conceito da "gente bonita"... Não é que eu seja contra "gente bonita" só digo é que é preciso muito jogo de cintura para entrar nesse mundo… Gostava ainda de continuar com o Curto Circuito. Desde 2008, que a ideia de apresentar o Curto Circuito a tempo inteiro era fixe… era porreiro… mas ainda não deu. Digo “ainda não” porque ninguém sabe o futuro… e porque gostava que se concretizasse. Também tenho alguns projetos que gostava de fazer como programas de humor, ficção e ação… mas só quando tiver tempo e cabeça é que poderei pensar neles a sério. Por agora contento-me com o que tenho e faço o meu melhor: jogar PlayStation, todos os dias, bué… até às tantas e do tempo que sobra o teatro preenche-o todo. 


5) Relativamente à tecnologia que usa. Qual o telemóvel/smartphone que usa atualmente? Qual a sua característica favorita nesse mesmo equipamento?
O que eu uso agora é um Sony Ericsson Xperia Play como não podia deixar de ser. O que eu gosto nele é o facto de ter os comandos iguais aos da PlayStation - é uma maravilha para jogar jogos (Fifa...), tem os analógicos, boa capacidade de processamento, é fixe... 


6) Qual a utilidade que dá ao seu telemóvel/smartphone a nível profissional?
Eu não dou muita utilidade no que toca ao Curto Circuito porque não jogo aos jogos nas versões do Xperia Play e a PlayStation ocupa-me muito, muito tempo. Mas uso muito este telemóvel: mensagens e o normal, um joguinho de vez em quando (jogos mais básicos ou até mesmo o Fifa)... Já usei uma vez o nível! Estava na Madeira e ia numa rampa muito íngreme e queria saber, por curiosidade, qual era a inclinação da rampa. Então parei o carro, pus o telemóvel no chão e cheguei à conclusão que, sendo 25º o máximo de inclinação do nível, a rampa era tão inclinada que o máximo do nível não era suficiente. 

7) Recentemente no Curto Circuito houve um tema em que o público era convidado a inventar uma aplicação. Se tivesse de inventar uma, qual seria a sua função?
Gostava de uma aplicação que me desse os números do Euromilhões... Ou melhor: Uma aplicação que me diga, em tempo real, o que é que as pessoas com quem estou a falar estão a pensar na verdade. Porque há muita gente neste mundo que te diz uma coisa verde, mas a pensar azul ou vermelho… e isso dava muito jeito! Com esta aplicação talvez nem fosse preciso a do Euromilhões! Porque com a aplicação do Euromilhões teria de lidar sempre com essas pessoas mas com a aplicação decifradora de pessoas, mesmo sem dinheiro, iria ser muito mais feliz, acho eu. 


Obrigado por ter mostrado empenho e disponibilidade nesta entrevista!
Muito obrigado por se terem lembrado de mim pois é sempre importante nós vermos que a "malta" se interessa pela nossa opinião. No meu caso ainda mais pertinente em relação à tecnologia visto que apresento o Espaço das Novidades PlayStation no Curto Circuito.

Mais uma vez agradecemos a Gonçalo Morais pela sua disponibilidade! Pode segui-lo às segundas-feiras e quintas-feiras no Espaço das Novidades PlayStation (Curto Circuito na SIC Radical, às 16h30). Pode ainda acompanhá-lo no seu Facebook oficial.

3 opiniões:

Nuno disse...

Esse detetor era de facto muito útil até ser usado pela primeira vez. A partir daí, concluía-se que ele não parava de apitar e assim, não valia a pena utilizá-lo. Ou melhor, detetava os amigos verdadeiros e isso era bom!
Boa sorte Gonçalo e boa sorte Opinião Mobile.

Anónimo disse...

Parabéns Gonçalo! É um grande lutador e mulifacetado. Merece vencer. Felicidades e obrigada a Opinião Mobile por mais uma entrevista a uma pessoa interessante e de valor.

Anónimo disse...

Boa Gonçalo! Gostei da entrevista e do teu percurso e profissional e de formação nas artes de espectáculo, que no fundo é a base para outras oportunidades e desenvolvimento da tua carreira. Vai em frente...

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!