21 de dezembro de 2011

iMelhor que o iPhone 4S: Nokia N9 e HTC Sensation XE

Hoje é dia de dois duelos! Nokia N9 e HTC Sensation XE enfrentam o iPhone 4S! Quem sairá vencedor? Qual o mais indicado para si?

Toda a gente estava à espera de algo em grande para o dispositivo Nokia com MeeGo e, foi isso que a Nokia decidiu fazer! O Nokia N9 (analisado aqui) é um dos telemóveis mais bonitos e mais bem construídos do mercado neste momento, mas será melhor que um iPhone 4S com um novo iOS e o assistente pessoal Siri?

Depois refletir, cheguei a uma conclusão: neste específico caso o que conta são os pormenores, os pequenos detalhes. Isto acontece porque ambos têm muito boa qualidade de construção (embora o N9 tenha uma construção melhor) e são parecidos no tamanho, têm ecrãs de grande qualidade e sistemas operativos poderosos. Ou seja, o pequeno pormenor que há no N9 ao ajustar a hora, pode ajudá-lo(a) a fazer a decisão entre qual o terminal a comprar. É claro que o iPhone 4S tem um processador mais rápido e isso, como já foi dito nesta rubrica, poderá ajudar nalgumas tarefas como abrir uma página Web, mas com o processador a 1GHz no N9 consegue uma fluidez tão rápida, uns swipes tão fluídos que nem dará pela diferença.


E, como, na minha opinião, a diferença está nos detalhes vamos ver alguns pormenores engraçados de cada um dos terminais:

iPhone 4S: Siri - assistente pessoal controlado por voz que aceita frases usuais e que funciona muito bem [apenas em Inglês por enquanto]; barra de notificações - o novo iOS 5 traz uma barra no topo onde se agrupam todas as notificações e aonde há espaço para as ações e o tempo (só consulta a barra quem não quer perguntar ao Siri :D); aplicações - há todo um mundo para além da realidade dentro da loja da Apple de aplicações, embora a maior parte custe dinheiro, descobrir esse mundo será uma aventura fantástica. 

Nokia N9: Swipe - não é o teclado (esse seria Swype) mas é um novo método de navegação: com uma simples passagem de dedo (tão viciante como abrir e fechar um Zippo) pode consultar as notificações, as aplicações abertas e muito mais!; Contas - o MeeGo algumas aplicações pré-instaladas e uma delas é a de Contas que junta todas as suas contas, ou seja, poderá criar lá a conta Google que irá logo para o e-mail, para os contactos e para todos os outros serviços; truques - já foi referido o de acertar a hora no relógio, mas também procurar um contacto e até tirar uma fotografia pode ter os seus truques, navegar pelas definições deste telemóvel é um prazer imenso!



Em suma, para mim o Nokia N9 é melhor que o iPhone 4S pois eu gosto mais do global do Nokia N9. O iPhone 4S continua o melhor iPhone lançado até agora com muitas vantagens e algumas desvantagens e terá de experimentar cada um para saber qual o melhor para si!

A HTC este ano lançou vários Sensation, e a edição merecedora de estar presenta na nossa rubrica foi a XE com Beats Audio! Em termos de especificações estão bastante equilibrados com boas construções, processadores de duplo-núcleo, ecrãs de alta resolução e sistemas operativos potentes.

Neste caso, na minha opinião, é um duelo de interfaces. O iPhone sempre teve uma das mais simples interfaces do mercado no seu iOS em que bastava desbloquear, clicar e abre. Uma simples grelha de aplicações com menus fáceis e apenas as opções necessárias. A Google, com o Android presente no Sensation XE, teve como principal preocupação a personalização e por isso há ambientes de trabalho com widgets, atalhos, hiperligações e outros. A HTC ainda colocou uma interface sua, denominada Sense que traz fantásticas animações e efeitos como o relógio, o anel par desbloquear e outros serviços HTC (redes sociais, aluguer de filmes...).



Como conclusão ainda temos a referir que o HTC Sensation XE é melhor que o iPhone 4S devido à sua qualidade de construção, interface soberba e ainda o pequeno bónus de ter Beats Audio - ou seja, uma das melhores experiências de música num telemóvel. Se o escolher para seu telemóvel não se irá arrepender!



0 opiniões:

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!