11 de julho de 2013

Nokia revoluciona zoom com o Lumia 1020 - será o topo de gama da marca?

A Nokia apresentou hoje um novo telemóvel da gama Lumia que promete revolucionar a câmara dos smartphones com a apresentação da segunda geração da câmara de 41MP cujo desenvolvimento se iniciou com o 808 PureView.


A apresentação em Nova Iorque, que contou com a presença de Stephen Elop - CEO da Nokia, focou-se principalmente na câmara deste dispositivo e no leque de possibilidades extra nunca antes possíveis em telemóveis. Até porque em tudo o resto, aparenta ser o Lumia 925 com mais 1GB na RAM (e uns 10,4mm de espessura - mais fino que o Lumia 920). Ou seja, podemos contar com todas as maravilhas introduzidas no ano passado (como o ecrã PureMotion HD+).


Antes de mais, este Lumia não é, certamente, a grande aposta da Nokia para 2013. Aliás, está longe disso, a meu ver. A Nokia adotou a estratégia de apostar nos mercados emergentes com a gama Asha, de modo a que esses mercados sigam a Nokia, com dispositivos acessíveis e com várias opções de comunicação, nomeadamente a Internet. Dentro dos smartphones mais bem equipados, há, normalmente, dois equipamentos por ano que marcam desde o ano passado: o lançamento do topo na conferência Nokia World (que no ano passado foi o 920) e o lançamento de um 'camera-phone' com extraordinárias capacidades fotográficas que tanto caracterizam a marca finlandesa.


A suceder o Nokia 808 PureView, que utilizava ainda o Symbian, este Lumia 1020 parece ter muitas mais hipóteses de vingar no mercado, desde o design até ao sistema operativo. Esta segunda geração da câmara de 41MP continua a equipar a tecnologia PureView e trás ainda mais funcionalidades. A primeira é a nova aplicação que gere a câmara, a Nokia Pro Camera, que permite uma gestão mais profissional da mesma com alteração manual de fatores que permitem ao utilizador compor a fotografia da melhor forma, de forma simples e fácil de usar. Ainda permite que haja menos preocupação ao tirar a fotografia, sendo possível redescobrir a imagem depois de tirada (é possível, inclusive, fazer zoom out numa fotografia já tirada). A segunda novidade, é uma funcionalidade chamada captura dupla que faz com que sejam guardadas duas fotografias: uma com 38MP que permite uma infinidade de edições e outra com 5MP para menor tamanho e, assim, rápida partilha nas redes sociais que é tão sugestiva no Windows Phone 8, pois todos píxeis são agrupados em super-píxeis, como no 808. A terceira funcionalidade já havia no Lumia 925, mas é sempre bom relembrar: esta câmara vem com seis lentes ZEISS físicas e estabilização ótica de imagem, para obter imagens sem distorção. Ainda vem com 'rich recording', ou seja, uma captação fantástica do som, aquando a gravação de um vídeo - algo que penso ser muito importante.


Mas a apresentação também serviu para falar de aplicações que utilizarão as potencialidades desta câmara (Vyclone, Yelp and CNN), assim como outras que chegarão em breve ao mercado do Windows Phone (que já conta mais de 165 mil aplicações). Ainda virá a Oggl Pro, com ainda mais avançados controlos da câmara e partilha para Instagram e a famosa Vine que permite a realização de pequenos vídeos e fácil partilha, assim como Path e Flipboard.


No geral, este telemóvel consegue ser melhor do que o 'mais inovador' - o Lumia 920. Apesar do curioso design e de toda a tecnologia que pode ser (ou não) útil, este Lumia 1020 consegue ser mais leve e fino do que o 920 e também equipa 2GB de memória RAM (apesar de não ter carregamento sem fios). Ou seja, quem estava a pensar em comprar, neste momento, o Lumia 920 e tem alguma liberdade na carteira, poderá querer dar uma olhada no Lumia 1020. Continua com processador idêntico, mesmo sistema operativo e adições da Nokia. No entanto, penso que haverá mais compradores que queiram um telemóvel atual com ligação à Internet, redes sociais, aplicações, Microsoft Office, jogos da Xbox... e com capacidades extra de fotografia para quando não tiverem uma câmara profissional consigo. Talvez deixe fotógrafos principais menos carregados por não terem de andar com uma compacta no caso de se reunirem condições para uma fotografia sem a câmara principal.

Há ainda que referir que foram apresentados dois acessórios: uma capa que permite que o telemóvel tenha carregamento sem fios e uma outra que acrescenta uma bateria extra ao telemóvel e encaixe para tripé, tornando-o numa verdadeira compacta.

O Nokia Lumia 1020 chega neste trimestre aos mercados 'chave' da Europa e estará disponível em branco, preto e amarelo.

E que comece a revolução!

O que pensa da aposta anual da Nokia num camera-phone? Será o Lumia 1020 capaz de vingar no mercado, tendo em conta o lançamento do Samsung Galaxy S4 Zoom?

1 opiniões:

Nuno disse...

Bom artigo.

Fico sem saber se este smartphone é um telefone ou uma máquina fotográfica que também dá para telefonar.

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!