21 de abril de 2012

Entrevista a Tiago Braga | Exclusivo

O Opinião Mobile entrevistou o YouTuber e cantor Tiago Braga. Venha conhecer a carreira e a tecnologia que Tiago usa e até os seus projetos futuros!



Seja bem-vindo ao Opinião Mobile, Tiago! As próximas sete perguntas serão para a sua entrevista que se encontra dividida em duas partes: a sua carreira e a tecnologia que usa. 

1) O Tiago faz algumas covers e publica músicas originais no YouTube. Em que circunstâncias começou a fazer e a publicar vídeos? 

Desde que encontrei o YouTube, em 2009, que tenho vindo a seguir vários YouTubers que por lá expõem o seu trabalho e tenho visto excelentes músicos a criar e divulgar música simplesmente por gosto. Também sempre tive uma enorme paixão pela música e, passados dois anos de aulas no Conservatório de Música de Gaia, também por volta de 2009, comecei a pensar em seguir música mais a sério. O gosto que tinha pela música, aliado à descoberta do YouTube, fez com que eu me apercebesse que era possível fazer aquilo que gostava sem necessitar de uma editora discográfica ou de produtores. Apesar da minha grande timidez, no verão de 2010 acabei por ganhar coragem e criar uma conta no YouTube. O primeiro vídeo que coloquei foi um medley em piano, vídeo esse que recebeu muito pouco feedback, mas positivo, por isso continuei a colocar vídeos meus a tocar piano. Para além de tocar piano, sempre gostei muito de cantar, mas enquanto sabia que não era mau no piano, porque já tinha tido vários anos de aulas e tinha recebido muito bom feedback por parte dos professores, em relação ao canto já era diferente, porque eu nunca tinha tido aulas de canto. Nesse mesmo verão, inscrevi-me com uns amigos num casting para um campo de férias musical, ao estilo do Camp Rock, no qual era necessário enviar como candidatura um vídeo a interpretar duas músicas consoante a categoria à qual se estivesse a concorrer. Decidi arriscar e concorrer à categoria de canto, por isso tive de colocar um vídeo meu a cantar no YouTube. Graças a esse vídeo, fui selecionado para ir aos castings e recebi um feedback muito positivo. Acabei por não passar na fase final dos castings, mas recebi muito boas críticas do júri que me deram confiança para continuar a colocar vídeos meus a cantar. Comecei também a desenvolver um gosto por produção musical e cinematografia e, basicamente, foi assim que os meus vídeos chegaram ao que são hoje. 

2) Se tivesse de descrever a sua carreira até agora, como a descreveria? 

Pequena, mas muito gratificante. Sinceramente, nunca pensei que as coisas atingissem a dimensão que atingiram. Eu colocava os vídeos apenas por gosto e comecei a ganhar imensos seguidores que admiravam coisas que eu fazia simplesmente por diversão. Graças a algo que começou como uma brincadeira de verão, hoje em dia tenho um canal com estatuto de YouTube Partner, com mais de 1 milhão e meio de visitas e mais de 10 mil subscritores. Já tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com músicos incríveis, fazer atuações ao vivo e ir à televisão. Tenho recebido imenso apoio de fãs de todo o mundo, que é sem dúvida a melhor parte. Receber mensagens de pessoas desconhecidas que me dizem que a minha música tornou o dia delas melhor ou que as ajudou a ultrapassar uma situação difícil, é uma sensação completamente indescritível. Não sou nenhum Alex Goot ou Tyler Ward, estou muito longe disso, sou apenas um rapaz que faz vídeos pro YouTube, mas estou extremamente grato por tudo o que isso me tem oferecido até agora. 

3) A edição dos vídeos tornou-se um obstáculo que teve de ultrapassar ou este processo foi sempre fácil para si? 

Eu não lhe chamaria um obstáculo, gosto de pensar nisso como um desafio. Quando comecei a fazer vídeos não tinha qualquer tipo de noções relativamente a conceitos cinematográficos. Era só ligar a câmara, apontar para o sítio que queria e começar a gravar. Mas desde sempre também tive um grande gosto por cinema e fotografia, tanto que acabei por ir para um curso de Comunicação Audiovisual. Ao longo do tempo, fui aprendendo imensa coisa sobre vídeo na escola e ao mesmo tempo comecei a descobrir por mim próprio como trabalhar com programas de edição de vídeo e de áudio. À medida que vou aprendendo coisas novas e descobrindo novos programas e funções, tento melhorar a qualidade dos meus vídeos. 

4) Tem algum projeto novo para um futuro próximo ou vai continuar com as covers? 

Eu adoro fazer covers e é sem dúvida algo que vou continuar a fazer durante muito tempo, mas ainda mais do que fazer covers gosto de compor e produzir músicas originais. Já publiquei alguns originais no YouTube e tenho muitos outros já escritos. Durante este verão, queria ver se conseguia produzir um EP com alguns desses originais, para mais tarde enviar para algumas editoras. Mas se não conseguir fazer isso vou pelo menos gravar e lançar mais uma das músicas que tenho guardadas e continuar a fazer covers. 

5) Relativamente à tecnologia que utiliza: Precisa de alguns equipamentos especiais para produzir as suas canções e os seus vídeos? 

Sim, claro, são precisos equipamentos bastante específicos para produzir tanto música como vídeos. Para as músicas uso um microfone Peavey Studio Pro CM1 e um microfone AKG Perception 220, um Piano Roland HP 207, uma mesa de mistura Peavey USB 8 e uma DAW (Digital Audio Workstation), que no meu caso é o Adobe Audition. Para os vídeos uso uma Canon EOS 500 D, uma Toshiba CAMILEO SX500 e o Adobe Premiere Pro para edição. Isto sem contar com cabos, luzes, tripés, etc. 

6) Qual é o seu smartphone atual? Porquê que o escolheu? 

O meu smartphone actual é um HTC Wildfire. Escolhi este modelo porque precisava de um telefone que permitisse ligação à internet via Wi-Fi. Durante a semana, costumo chegar tarde a casa e dá-me jeito poder aceder às minhas redes sociais e ao meu correio eletrónico durante o dia. Dado que a minha escola tem internet gratuita, decidi procurar um smartphone e foi-me aconselhado este modelo. Até agora não estou arrependido com a escolha. 

7) Quase todos os smartphones têm uma loja de aplicações. Costuma usufruir destas lojas? Tem alguma aplicação (ou categoria de aplicação) preferida? 

Sim, costumo ir várias vezes ao Android Market (que agora se chama Play Store) para ver novos lançamentos e quais as aplicações que são mais usadas a nível mundial. Sou um bocado viciado em aplicações Android, por isso é difícil escolher uma preferida. Mas as aplicações que mais uso são o Facebook, o Twitter, o Hotmail. Também uso muito o Tetris Highscore e o Angry Birds quando não há uma ligação à internet por perto e preciso de algo para matar o tempo.

Aproveito para agradecer a Tiago Braga! Pode acompanhá-lo no seu canal do YouTube e na sua página do Facebook

Click here to read this interview in English.

0 opiniões:

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!