7 de dezembro de 2011

Samsung Galaxy Nexus - Crítica


Desde 2010 que a Google tem vindo a lançar telemóveis da família Nexus (Nexus One em parceria com a HTC). Agora, e depois de ter lançado este ano o Nexus S (que estreou o Android 2.3 Gingerbread), o Android 4.0 Ice Cream Sandwich chega cheio de novidades num corpo esbelto...é o Samsung Galaxy Nexus!


A Google entrou há pouco tempo no mercado dos smartphones mas já está presente em muitos quotidianos quer dos Estados Unidos, quer do resto do mundo! Para cada nova versão do seu sistema operativo móvel - Android - a Google lançou (em parceria com outras marcas para o hardware) um dispositivo com os requisitos necessários ao funcionamento dessa versão e que estreava o sistema. Quais são as desvantagens e as vantagens desta medida? Bem, as vantagens são a possibilidade de ter durante algumas semanas ou meses o exclusivo daquela versão no dispositivo e a sua acessibilidade (pois o preço é normalmente mais baixo que os futuros topo de gama com essa versão) já as desvantagens são as especificações necessárias. Isto significa que os terminais Nexus, costumam ter apenas o essencial para o bom funcionamento do SO (isto é verificável, por exemplo, na câmara que é de 5MP).

Dentro deste finíssimo (8,84 milímetros) corpo vem um processador de 1,2 GHz dual-core CORTEX A9, câmara de 5MP e de 1.3MP (traseira e frontal, respetivamente), ecrã SuperAMOLED de 4,65 polegadas com uma resolução HD (1280x720 pixéis) e sem botões físicos ou táteis (isto porque na versão 4.0 do Android os botões estão embutidos no ecrã), Android 4.0 e uma bateria de 1750 mAh. Destas especificações técnicas todas, há uma que recebe o grande destaque - o Android 4.0 - e outra que podia ser melhor - a resolução da câmara (que apesar de tirar fotografias de pequeno tamanho têm bastante qualidade!). O ecrã é outro ponto forte, no entanto, não é pioneiro - o Galaxy Note já o possuí.

Android 4.0 aka Ice Cream Sandwich

Assim, para conhecer o resto deste equipamento - que é o melhor Android do mundo a nível técnico - precisa de saber quais as novidades que a última versão do Android implementa. Uma delas, que é muito comentada em todos os artigos é que este SO funciona (assim como o Windows 8, por exemplo) nos dois dispositivos que usam, essencialmente, o Android: tablets e telemóveis - o que torna a compatibilidade de aplicações muito mais fácil. Outra novidade do Ice Cream Sandwich é a câmara, a nível de software claro! Agora pode-se, sem requerer nenhuma app, fazer um panorama através da câmara (de 5MP neste caso), o que permite imagens mais abrangentes e detalhadas. Ainda na câmara frontal pode-se agora fazer um Face Unlock, ou seja, desbloquear o terminal através de um simples sorriso (apesar de esta função não ser perfeita!). Touch to beam é outra nova função, esta utiliza o NFC (já usada entre equipamentos e acessórios Nokia e Blackberry) do telefone que permite a partilha de conteúdos com um apenas toque.

Por último relembro que a versão 4.0 traz também a função de escrita por voz - em que o telemóvel ouve a sua voz e transcreve para o campo de texto (com uma pequena parecença com o Siri) e a aplicação da rede social Google + pré-instalada para que possa comunicar e partilhar com os seus círculos tudo o que acha necessário.

Este Samsung Galaxy Nexus é então o último terminal da gama Nexus da Google que oferece grande especificações que são uma boa aposta para o Natal. No entanto, se acha que estas especificações são poucas ou se acha que o preço é demasiado caro, aguardar pelas apostas das grandes marcas (HTC, Samsung, LG, Sony...) poderá ser uma boa opção pois deve baixar o preço deste Galaxy Nexus e devem ter mais capacidades técnicas! Não se esqueça ainda que dia 23 de dezembro a rubrica de Natal do Opinião Mobile - "iMelhor que o iPhone 4S" vai comparar, por meio de um duelo, o iPhone 4S e o Galaxy Nexus!



Preço (desbloqueado):  649 euros
Preço (Vodafone): 549 euros
Data de disponibilidade: esta semana, dia 9, na Vodafone, e para a semana livre de operador.

1 opiniões:

onum disse...

Boa máquina. Qualquer dia vai ser dificil inventar novas caractisticas

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!