5 de novembro de 2011

Nokia N9 | Análise


A Nokia anda com algumas dificuldades em manter a liderança a nível mundial e depois de alguns erros e produtos falhados chega-nos o Nokia N9 - um dos últimos Nokia a manter uma letra no nome - que vem com um design do outro mundo!

Vídeo de promoção ao Nokia N9

O novo Nokia N9 não é um smartphone qualquer. Apresenta anos de pesquisa da Nokia e Intel a nível de software e um hardware extremamente bem concebido!

DESIGN (10/10)

O aspeto físico desta última aposta da Nokia no sistema operativo desenvolvido em cooperação com a Intel foi um dos melhores que me passou pelas mãos! Não é tão fino ou leve como o Galaxy S II (por exemplo) mas é feito de uma construção unibody de policarbonato que é extremamente elegante e resistente. Na sua parte frontal encontra-se apenas o ecrã, pois este telemóvel não tem nenhum botão obrigatório para a sua utilização. Do lado direito encontram-se três botões para o controlo do volume e para ligar/desligar o equipamento e no lado esquerdo não se encontra qualquer botão. No topo tem as entradas de jack 3.5mm, do cartão micro-SIM e a porta micro-USB 2.0. Se o design é importante para si, este telemóvel deve ser tomado em conta pois tem um design tremendamente evoluído e esteticamente bonito.

Vídeo da explicação do design do Nokia N9

ECRÃ (9/10)

O ecrã deste N9 leva toda a tecnologia e mais alguma que a empresa finlandesa consegui incluir. É um ecrã ligeiramente curvado (sendo que proporciona uma experiência semelhante a 3D - embora não o seja) com 3.9 polegadas e resolução FWVGA, ou seja, 854x480 pixeis. Ainda é AMOLED e vem com a tecnologia desenvolvida pela Nokia - o ClearBlack Display - que realça os pretos e faz com que os conteúdos sejam bem visíveis mesmo com luz solar a incidir no dispositivo. No entanto este ecrã não leva a nota máxima pois a sua resolução, apesar de ser bastante boa (estando a par da maioria dos topo de gama, neste momento à venda) podia ser maior como o Retina Display - do iPhone, ou mesmo chegar ao HD (1280x720 pixeis).

CÂMARA (8.5/10)

A câmara no N9 é de 8MP com lentes Carl Zeiss, focagem automática, flash LED duplo e gravação de vídeos a 720p a 30fps (1080p seria bem melhor!). Com várias definições à Nokia, esta câmara é acompanhada de um dos melhores softwares de definições de câmara, pois consegue ser intuitivo e com algumas definições minimamente avançadas. Consegue tirar fotografias rapidamente (sendo que quanto carrega no botão passado pouquíssimos segundos já está pronto para outra fotografia) no entanto peca na qualidade das fotografias que se não forem tiradas com alguma paciência podem sair um pouco desfocadas. Para fotografar em 16:9 apenas pode usar 7MP no entanto, com 4:3 já consegue tirar fotografias com 8MP.

Aqui tem um exemplo de vídeo filmado em HD pelo Nokia N9:

SOFTWARE E INTERFACE (9.5/10)

Swipe para aqui, swipe para ali - tudo funciona com uma simples passagem de dedo. Um movimento usado milhares de vezes no dia a dia que a Nokia aproveitou...e bem! É espantosa a forma como funciona este movimento horizontal em listas que se movimentam verticalmente, ou seja, não há o erro de eu querer ir para um menu e fazê-lo deslizar! O sistema operativo é o MeeGo 1.2 Harmattan com a interface da Nokia - existem três menus o de aplicações, o de feeds e notificações e o de aplicações abertas (multi-tarefa).

Ainda tem uma barra de notificações que abre quando clicamos no topo e que mostra o volume, o perfil e outras notificações. Estas também aparecem no ecrã de bloqueio permitindo desbloquear o telemóvel e ir diretamente para a aplicação pretendida sem desperdícios de tempo. Vem com aplicações de redes sociais (Facebook, Twitter e Skype), de meteorologia (Accuweather - que está integrado no menu de feed), de jogos (Galaxy On Fire, Angry Birds Free with Magic, Need For Speed Shift e Real Golf 2011) entre outras. No entanto existem já bastantes aplicações na Loja Nokia e algumas portuguesas (como a do Opinião Mobile, Banca Sapo, Jornal de Notícias...). O que falta para esta interface receber a nota 10 deverá ser corrigido na próxima atualização que vai chegar antes do final deste ano que são alguns bugs especialmente na aplicação de Facebook.

APLICAÇÕES (8/10)

Há pouca diversidade mas muita qualidade nas aplicações que acompanham este Nokia N9. As aplicações referidas acima funcionam muito bem e integram-se na perfeição na interface. Em particular destaco a aplicação de relógio pois a maneira de definir a hora ou um alarme é bastante criativa (arrastar um círculo que corresponde ao ponteiro das horas e outro para os minutos).

Algumas sugestões de aplicações para este N9 são:

- Opinião Mobile - fique a par de todas as novidades do nosso blog! [Gratuito]
- RipOff - também noutras plataformas é um jogo bastante engraçado para matar o tempo. [Gratuito]
- Sports Tracker - planeie e defina objetivos com esta aplicação desportiva. [Gratuito]
- City Sence - desenvolvido pela Nokia é semelhante ao StreetView da Google. [Gratuito]
- ScreenshotMee - faça os seus screenshots apenas tapando o ecrã do dispositivo! [Gratuito]

WEB (9.5/10)

Assim como a Apple, a Nokia optou pela tecnologia HTML 5 em vez do Adobe Flash e isso pode ser um ponto negativo para quem usufrui dessa tecnologia, no entanto previne alguns vírus que se transmitem pelo Flash. Tirando esse aspeto o browser do N9 é espantosamente fluído (nem parece que foi feito pela marca que fez o browser do Symbian) e muito rápido devido ao processador mono-núcleo de 1GHz que permite uma navegação prática e agradável quer via Wi-Fi quer via 3.5G. 

MULTIMÉDIA (9/10)
A nível multimédia o Nokia N9 vem com um leitor de música e de vídeo muito intuitivos e práticos. Na reprodução de um vídeo é possível ver a multi-tarefa ao sair da aplicação devagar (o vídeo continua a decorrer). O leitor de música é sincronizado com o iTunes (via Nokia Link) e permite organização por artistas,  álbuns, músicas e listas de reprodução. Ainda tem a Música Ovi onde pode comprar as suas músicas preferidas!

GPS E NOKIA MAPAS (10/10)

A Nokia já é conhecida pelos fantásticos mapas gratuitos que inclui nos seus telemóveis, e este, não é exceção! Vem com o Ovi Nokia Mapas e com os mapas de Portugal e Espanha (sendo possível descarregar outros via Wi-Fi). Vem ainda com o modo de condução adaptado às necessidades de um condutor como edifícios em 3D e a voz tão conhecida de Isabel em português a dar indicações sobre o nosso percurso. Foram adicionadas algumas funcionalidades como rodar o mapa utilizando dois dedos, o que é sempre agradável e prático!

CONCLUSÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES

Este Nokia N9 é o primeiro a não usar o Ovi/Nokia Suite que foi substituído pelo Nokia Link. Este novo software permite apenas a sicronização de conteúdos multimédia (com o iTunes) e a criação de cópias de segurança pois o telemóvel é completamente independente e não necessita de ligar ao PC para atualizar o software ou atualizar os mapas. Dentro da embalagem vêm auriculares, cabo USB/micro-USB, transformador de parede, manuais e certificados de garantia e capa para o N9.

Para quem gosta de beleza este é um excelente smartphone que é recomendado pelo Opinião Mobile. Dos pontos avaliados a média das classificações é de 9.2, ou seja 92% o que é muitíssimo positivo. Aconselho este telemóvel a qualquer pessoa, no entanto, se não quer o MeeGo mas adora o N9, esperar pelo Nokia Lumia 800 (com preço mais baixo) será o mais indicado. O MeeGo apesar de ser descontinuado é bastante bom com pequenos detalhes (por exemplo agrupar os contactos das redes sociais e aumentar/diminuir com multi-toque as miniaturas na multi-tarefa) e, na minha opinião é um bom investimento!

PONTOS FORTES:
- Interface inovadora: swipe;
- Design indescritível;
- NFC (compatível com acessórios Nokia);

PONTOS FRACOS:
- Alguns bugs de software;
- MeeGo descontinuado;

Se tiver dúvidas coloque-as nos comentários que responderei com a maior das satisfações!

Preço (desbloqueado):  649,90€

CONTE-NOS A SUA OPINIÃO SOBRE O PRODUTO. O QUE ACHA DA INTERFACE? A NOKIA VAI VOLTAR AO TOPO COM PRODUTOS COMO O N9 OU COM A AJUDA DA MICROSOFT?

6 opiniões:

Nuno disse...

Penso que a médio prazo a Nokia vai voltar a ser o nº 1. Agora com a MS a tratar do SO, a Nokia pode-se dedicar de corpo e alma ao Hardware e design.

Alexandre Freitas disse...

Existe informação se será lançado pela TMN (obviamente tornaria o valor de venda mais competitivo).
E a versão em branco? Quando chegará a Portugal?

Unknown disse...

@Alexandre Freitas - que eu pudesse apurar a TMN ainda não vende ainda este N9. A versão em branco deverá ser comercializada aquando a chegada da atualização que deve ser antes do fim do ano! Obrigado pelo comentário!

Anónimo disse...

é verdade que a nokia fez um update para o nokia n9 funcionar com o nokia pc suite

Unknown disse...

Olá, Anónimo! Na altura da análise, o software era o Nokia Link que funcionava de modo semelhante ao Nokia PC Suite para telemóveis com Symbian! Obrigado pelo comentário.

Raquel Alexandra disse...

Neste telemóvel dá para ter tantas aplicações e jogos como os android ou outro sistema?

Enviar um comentário

Este blog é feito de opiniões...dê a sua!